segunda-feira, 22 de junho de 2009

Não se engane (como eu)!

Que eu nunca fui vaidosa, meu bolso confirma: nunca gastei horrores em coisas relacionadas à estética. Nem "horrorezinhos". Claro que também não faço campanha pró-BE-UGLY-BETTY (e confesso, falo sem respaldos. Nunca vi o seriado. Quem quiser soltar os cachorros pra cima de mim, à vontade).
A verdade é que gasto muito pouco com cosméticos e produtos de beleza. E descobri recentemente, diga-se na minha última ida ao Paraguai, que realmente não sou NADA vaidosa. Descobri que talvez nem o básico (no critério atual das mulheres vaidosas) eu ando cuidando.
Maquiagem mesmo? Ihhh... só em eventos, festas, finais de semana em shoppings, e mais à noite. Ou então, por que não, pra impressionar o namoradão.
A única coisa que não abro mão é creme hidratante corporal (bem chique falar assim, não?). Mas a marca... pfiiii... whatever comes! Leia-se: a mais barata e não desconhecida da prateleira.
No Paraguai, fiquei impressionada com o número de cremes, xampus, condicionadores, e afins para tratamento estético. Xampus de todos os tipos, tamanhos, odores, cores, embalagens e preços também, claro. Condicionadores, então, nem se diga! Cremes combatentes da celulite, vixi, aos montes!
Numa "olhadela de esguelha", vi na cesta de uma mulher ao meu lado o tanto de produtos que ela estava levando só para o seu querido cabelo: xampu 1, xampu 2, creme 1, creme 2, finalizante, anti-frizz e um spray a base de silicone.
Um verdadeiro "Oh My God!" ecoou na minha cabeça quando vi aquilo. E eu aqui me achando A CAUTELOSA por usar um leave-in pós banho.
Verdade segunda do post seja dita, hoje em dia já existem produtos dos mais diversos pra mulherada (e por que não pra alguns vaidosíssimos homens) se cuidar. Na minha inocência, sempre acreditei que algumas mulheres eram simplesmente lindas. E dizer que são simplesmente lindas, seria pensar que faziam um esforço menor que o meu (que já mínimo) e serem absolutamente lindas. Como eu estava enganada! Hoje esses produtos não são tão caros assim, já que a oferta é muito grande. Claro que ter grana ajuda. Mas basta encontrar uma loja com vários representantes diferentes (marcas e tal) e faça a festa! Não sei da eficiência... mas existem até cremes anti-rugas por R$7,00! A verdade é que o banheiro se lota de embalagens cosméticas e não existe uma parte do nosso corpo que não seja "abençoada" por um produtozinho estético. Propagandas que fazem campanhas pela beleza verdadeira da mulher são contagiantes e convincentes ao máximo. Mas não deixam de ser propagandas e de estimular nosso lado consumista, só é um jeito mais... real de fazer propaganda. Mas o apelo é justamente esse. Nessa era da compulsão pela beleza, fazer o consumidor se achar atraente é o melhor marketing possível: a gente se cuida mais quando a auto estima está elevada! E que venham os produtos!