domingo, 3 de janeiro de 2010

Saúde em 2010...

Uma coisa que não me sai da cabeça. Vou contar. Já nuns posts bem antigos neste blog, eu falei do J-drama "Um litro de lágrimas" ou no original, Ichi rittoru no namida. Pois bem. Como já deve ser do conhecimento de muitas pessoas - afinal, ele ficou muito famoso no Japão e entre fãs pelo mundo inteiro - a mãe da menina portadora de degeneração espinocerebelar é higienista/enfermeira no drama. Quando descobre que sua filha está doente, no primeiro momento ela não consegue aceitar. Ela diz: "eu vivo dizendo aos meus pacientes para que comam direito, e eles não comem. Eu vivo dizendo para que eles parem de fumar, e eles não param. Eu vivo dizendo para que eles parem de beber, e eles não param. Por que isso tinha que acontecer com a minha filha? Eu sempre cuidei tão bem da saúde dela..."
É verdade. Eu mesma não consigo aceitar que isso aconteça com muitas pessoas. Há milhões de pessoas que bebem demasiadamente, fumam eternamente... e nada lhes ocorre. Não que eu fique desejando o mal de tais pessoas. Só acho que a ação e reação não estão sendo proporcionais. Talvez a medicina explique melhor porque algumas pessoas aparentemente saudáveis tenham mais propensão a certas doenças, ou então, simplesmente, é uma questão do acaso, na combinação de tudo, na determinação genética. Mas que de alguma forma parece injusto, parece.
Não vou concluir minha ideia. Vou deixar em aberto. Acho que vale a pena cada um dar uma refletida sobre seus hábitos. Em 2010, eu quero saúde. A minha saúde.

Nenhum comentário: