sábado, 3 de março de 2012

Os sete pecados capitais de uma leitora

Quando li o post da Mari fiquei empolgadíssima com a ideia e, portanto, resolvi postar minha resposta.
Como ela mesma descreve no post, tudo nasceu da tag "Seven deadly sins of beauty" (Sete pecados capitais da beleza). Ok, falar de maquiagem é legal, mas restringe o público. Falar de livros é um pouco melhor...
Agora, vamos lá.


GULA - Qual livro você comprou por gula, ou seja, simplesmente para ter na estante?


Sinceramente, ainda não comprei, mas é que estou esperando me definir onde estarei nos próximos meses de forma mais definida para poder fazer o pedido online para o endereço correto. A saga de O Guia dos Mochileiros da Galáxia em verdade não haveria necessidade de comprar, pois já li e já existe um box na família. Mas, convenhamos, um dia terei minha própria casa, com minha biblioteca particular (ok, está mais para uma salinha de leitura) e gostaria de ter o meu próprio box
Em verdade, na minha sonhada biblioteca particular, quero que estejam todos os livros que já li. Talvez meu maior pecado seja a gula mesmo.

AVAREZA - Existe algum livro que você comprou porque estava barato ou deixou de comprar porque estava caro demais?

Ó Céus! E como há! Mas o que encabeça mesmo a lista é este: 


O livro estava em promoção do tipo "Queima de estoque". Barato mesmo (R$ 9,90). E tem uma historinha que demonstra bem a avareza. Já estava barato, mas minha avó, que na ocasião estava comigo, se ofereceu para comprar para mim. É claro que eu aceitei. Avarenta nada, né?

LUXÚRIA - O que lhe atrai visualmente visualmente na hora de comprar um livro? Qual livro você comprou/compraria somente pela capa?


Os livros da coleção Abril são um charme! Há títulos que de verdade nem me apetecem, mas eu compraria só pela capa, e quem sabe, quando viesse a calhar, eu os leria. 

IRA - Qual foi o personagem ou a história que mais te deixou com raiva? Com qual livro ou série literária você tem aquela relação de amor e ódio? 


Clodagh! Sem nem pensar duas vezes. Não sou moralista (ok, talvez seja um pouco), mas ela é exatamente o tipo de FDP que eu não gostaria de topar por aí.

INVEJA - Que obra literária você adoraria ter na sua coleção? 


Confesso que bateu uma invejinha rosa quando eu soube que meu irmão havia encomendado diretamente dos EUA à minha mãe o livro Fight Club. Eu já o tinha lido por e-book, mas tê-lo fisicamente é incomparável. A inveja não foi em si pelo livro, mas pelo fato de eu não ter tido a mesma ideia e ter pedido um livro bacana que não encontraria tão fácil (ou barato - de novo a avareza...) aqui no Brasil.

PREGUIÇA - Qual livro que está/ficou parado na sua estante simplesmente porque você tem preguiça de ler? 



Tive muita preguiça de ler Robinson Crusoe. Sei que há um post no blog em algum lugar em que eu comento minha excitação para lê-lo. Acontece que, como pessoas, os livros às vezes também decepcionam (afinal, são escritos por pessoas). Não que a decepção tenha sido grande. É só que algumas partes se tornaram meio entediantes e tive que fazer promessas pessoais para terminá-lo. Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena! Gostei, só não é dos meus favoritos.

SOBERBA - Qual livro você não lê por orgulho? 

Até hoje não li e nem tenho ganas de ler qualquer livro do Paulo Coelho. O porquê? Sinceramente, puro preconceito. Algo do tipo "não vou com a cara". Sei que para não gostar, tem que "provar". Mas quando se  é tomada por preconceito... ihhh, poucas coisas conseguem fazer a cabeça de alguém. No meu caso, já disseram: "olha, até o Bill Clinton lê... então... por que não?" 

Infelizmente, a pergunta já está (pobremente e sem mais) respondida. 





Um comentário:

Mari disse...

Nossa, a Clodagh é muito fácil de ser odiada. Mesmo. Tinha vezes em que eu queria jogá-la embaixo de um ônibus... ou no mínimo dar-lhe uma bela chacoalhada para ver se ela pegava no tranco.
E eu acho que quando a sua situação de vida estiver definida, você deve mesmo comprar o box do Mochileiro. Infelizmente, só li o começo do primeiro livro, mas é um dos que está na minha lista futura infinita de leituras.
E é... Paulo Coelho também é um dos meus preconceitos literários. Tem gente que ama ele, mas comigo não rola.
Bjos, Isa. Amei o blog, vou colocá-la na minha listinha de blogs para continuar acompanhando!